As mutações ocorrem quando o vírus entra em uma célula e se replica para tentar se disseminar. No entanto, a cada replicação, acontecem erros na cópia do material genético, originando outros vírus com algumas características diferentes – que podem impactar mais ou menos no comportamento dos novos agentes.
Em meio ao caos instaurado pelas medidas restritivas contra a disseminação do Coronavírus, organizações e líderes de equipe precisaram responder prontamente quais medidas seriam tomadas para preservar a saúde dos colaboradores.
Muitas empresas decidiram manter o home office. No entanto, com as flexibilizações e reaberturas, alguns colaboradores passaram a voltar para os escritórios aos poucos, nem que seja uma vez na semana.
Assim como você já deve ter visto na maioria dos estabelecimentos, a aferição de temperatura na chegada dos colaboradores se faz necessária. É preciso monitorar sintomas constantemente, inclusive de familiares.
Incentive hábitos de higienização, uso correto das máscaras, distanciamento adequado, não compartilhamento de objetos, entre outros.
Incentive também os protocolos de limpeza ao chegar na residência, como higienizar as mãos, colocar as roupas para lavar e tomar um banho antes de ter contato com o restante da família.
Caso algum colaborador apresente algum sintoma, ele precisa informar a empresa e seguir as regras de isolamento em casa. Em casos de sintomas mais graves, ele deve imediatamente procurar um atendimento clínico. É importante que o RH informe esses direcionamentos.
Caso o colaborador teste positivo para a Covid-19, é imprescindível que a empresa o afaste imediatamente para iniciar o tratamento adequado.
Após realizar o procedimento de afastamento do colaborador, a empresa deve atentar-se a várias questões, como:
Certificar-se de que nenhum outro colaborador apresentou os sintomas;
Monitorar outros colaboradores que estiveram em contato com o profissional infectado;
Redobrar a atenção para as ações de higiene;
Exigir a utilização de máscaras de proteção à todos os presentes;
Disponibilizar materiais de higiene em locais estratégicos;
Conscientizar os colaboradores sobre a prevenção.
Os cuidados não podem ser diminuídos e nem deixados de lado, pois só com uma constância de cuidados será possível voltar à rotina normal.
Qual a sua opinião sobre este assunto? Vamos conversar! Envie uma mensagem.
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