O mercado tem se tornado cada dia mais competitivo, e para que as empresas estejam sempre nas melhores posições e com o resultado esperado, é necessário um nível maior de exigência dos colaboradores.
Porém, exigir dos funcionários e não oferecer o suporte necessário de segurança e bem-estar, pode ocasionar redução de performance daqueles que estão na linha de frente e que fazem as coisas acontecerem.
As empresas devem estar atentas às inúmeras normas obrigatórias exigidas pelo Ministério do Trabalho para garantir o cumprimento da lei e evitar desconfortos futuros. Caso você esteja preocupado com as questões de segurança, mas não sabe por onde começar, separei 9 dicas que podem te ajudar. Confira:
Evite expor seus colaboradores a riscos desnecessários. Muitos acidentes ocorrem por imprudência e podem gerar dores de cabeça à empresa;
Garanta que todos os seus colaboradores usem adequadamente os EPIs (fornecidos obrigatoriamente pela empresa);
Supervisione sua equipe para conseguir manter todos com máxima atenção no que estão executando, pois qualquer trabalho deve ser realizado com plena consciência para evitar falhas e garantir a segurança de todos;
Tenha protocolos para o local de trabalho organizado e devidamente limpo, evitando acidentes bobos, como escorregões e quedas, por exemplo;
Esteja sempre por dentro de possíveis incidentes, desta forma, você garante que o problema seja solucionado antes de virar algo mais sério e complicado de resolver;
Confirme sempre se os riscos aparentes foram neutralizados, e caso não esteja tudo dentro dos conformes, ou caso o colaborador não se sinta protegido para realizar o trabalho, simplesmente não deixe que o faça. Estabeleça comunicação para que este tipo de situação sempre seja reportado;
Elabore regras que garantam a concentração dos colaboradores em suas atividades, como proibir o uso de aparelhos eletrônicos e fones de ouvido. Todos esses hábitos podem comprometer a atenção e afetar a segurança;
Esteja aberto a reclamações e feedbacks dos trabalhadores;
Solicite consultas periódicas para checar a saúde dos profissionais.
Vale lembrar que quando um acidente ocorre, muito provavelmente a prevenção falhou. O uso de EPIs não evita totalmente acidentes e por isso é tão importante contar com uma empresa especializada que garanta que tudo esteja sendo feito dentro da conformidade legal e garantindo a segurança dos seus colaboradores.
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