top of page
fernandorusso9

Novembro Azul: Como conscientizar as pessoas e realizar uma campanha eficaz em sua empresa?

O Novembro Azul é uma campanha muito importante de cuidado e atenção com a saúde masculina. O movimento visa conscientizar sobre a relevância do câncer de próstata, uma doença que atinge a população masculina e, principalmente, apoiar sua prevenção.


Muito além da conscientização, a missão da campanha é acabar com os preconceitos sobre os exames. A falta de informação é um dos grandes obstáculos que amedronta muitos homens na prevenção e, consequentemente, no diagnóstico precoce deste mal.


O câncer de próstata é assintomático no início e, portanto, em 95% dos casos já está em um estágio muito avançado quando diagnosticado. Aliás, é um tema ainda envolto em muitos tabus, cujos dados e estatísticas são alarmantes.


A incidência da doença é tão alta que 1 em cada 9 homens será diagnosticado com a doença em sua vida.


Por isso, as empresas têm um papel importante nessa estratégia e precisam abraçar a ideia de cuidar de seus colaboradores e promover um impacto positivo na sociedade.


Continue lendo para entender um pouco mais sobre esse tema e veja sugestões de como aderir ao Novembro Azul.


A campanha e os números no Brasil


A ação foi trazida para o Brasil pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia, em 2008. Com referência à cor azul, a escolha não tem nenhuma base específica. Apenas já era utilizada mesmo antes de surgirem os movimentos. Então, foi associada ao mês de novembro.


O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum na população masculina, respondendo por 29% dos diagnósticos da doença no país. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020/2022, estima-se que 65.840 novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados no Brasil.


A doença é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, depois do câncer de pulmão. As estatísticas podem ser esmagadoras: pelo menos 1 em cada 41 homens morrerá de câncer de próstata.


Tem maior incidência em homens mais velhos. Assim, 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos. De fato, é raro que esse diagnóstico ocorra antes dos 40 anos. A idade média para o diagnóstico é de 66 anos.


Principais sintomas do câncer de próstata


Quando o câncer de próstata está em seus estágios iniciais, geralmente não causa sintomas. Em situações de maior desenvolvimento da doença, algumas manifestações podem aparecer, mas não são exclusivas de um evento oncológico. Os principais sintomas, são:


● fluxo urinário fraco ou interrompido (dificuldade para manter o fluxo);

● vontade de urinar frequentemente à noite;

● presença de sangue na urina ou no sêmen;

● disfunção erétil;

● dor nos ossos (quando a doença se disseminou);

● fraqueza nas pernas ou nos pés.


Por que fazer a campanha Novembro Azul?


Aderir ao Novembro Azul é uma iniciativa que promove a saúde na empresa e trabalha a conscientização dos colaboradores. As organizações têm um papel estratégico a desempenhar diante desse cenário alarmante, pois podem conduzir campanhas personalizadas.


A partir disso, sua empresa promove:


Conhecimento

A educação talvez seja o maior objetivo que o Novembro Azul promove dentro da empresa. Com a campanha, você dissemina a conscientização sobre a causa, educa os colaboradores sobre exames e tratamentos, além de fortalecer a adesão a um problema mundialmente conhecido.


Mostra interesse pelos funcionários

Demonstrar interesse pelos funcionários é uma forma de valorizar o trabalho prestado à empresa. Sabemos que é fundamental proporcionar condições para a saúde física e mental, além do bem-estar dos colaboradores, o que se torna uma forma de reconhecer sua importância e incentivá-los a valorizar os locais onde trabalham.


Fortalece a cultura organizacional

Que imagem você quer construir da sua empresa aos olhos do funcionário? Trabalhar com campanhas, não apenas a do Novembro Azul, mas de educação em geral, fortalece a cultura organizacional e constrói os princípios que compõem a identidade da organização.


Promove um ambiente de bem-estar

Todos os itens acima têm impacto direto no clima da empresa. Pessoas felizes no trabalho e felizes com o ambiente onde passam a maior parte do dia tendem a ter um melhor desempenho e são mais engajadas nos eventos da empresa.


Como a GRS+Núcleo te ajuda?


Somos especialistas em saúde ocupacional e podemos desenvolver a análise da gestão de riscos em saúde da sua empresa, gerando relatórios que proporcionam informações essenciais para implantação de programas com o objetivo de melhorar essa área. Entre em contato conosco e saiba mais!

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page