Com objetivo de estabelecer uma série de medidas para manter a integridade física e psicológica da equipe de funcionários, as empresas precisam atender pontuais requisitos legais de saúde e segurança dentro dos ambientes corporativos.
Subsidiar essas ações em todas as normas regulamentadoras, englobam diversas medidas que visam não apenas reduzir o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, como também elevar a produção, bem-estar e melhorar a qualidade do serviço.
Esses conjuntos de operações têm uma importância altamente relevante e devem ser uma preocupação constante das empresas como fator de prevenção e conscientização na cultura organizacional.
Em todo caso, o fato é que a Saúde e Segurança no Trabalho, ou SST, devem ser valorizadas todos os dias no ambiente corporativo e por seus colaboradores, e não apenas lembrados ou implementados quando são obrigadas a cumprir algum requisito legal.
Quer saber como seguir os requisitos exigidos para a Segurança do Trabalho e proteger funcionários e a instituição como um todo? Continue a leitura!
Invista em Saúde e Segurança no Trabalho!
Investir na SST é somar a cultura da empresa a um conceito de prevenção. Adotado para proteger os colaboradores e diminuir os números de comorbidades, afastamentos, entre outros problemas graves, que podem acontecer, caso as organizações não tomem as medidas cabíveis.
Além de ser um método de precaução, um dos principais objetivos do SST é garantir que toda empresa seja comprometida com o capital humano, gerando benefícios expressivos para o funcionamento regular do ambiente de trabalho, redução de custos, entre outros incentivos, como:
Atender às normas da legislação vigente;
Prevenção de acidentes e doenças do trabalho;
Fortalece o vínculo entre empresa e empregado;
Crescimento na produtividade;
Redução do absenteísmo;
Fortalecer a relação entre trabalhador e empregado;
Otimiza o clima organizacional e cultural da empresa;
Promover mais benefícios ao trabalhador;
Retenção de bons profissionais;
E muito mais!
Empresas que investem na saúde e segurança do trabalho, estão evitando inúmeros gastos, como: locomoção do funcionário acidentado, contratação de funcionários de forma temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo colaborador machucado, entre outros.
Como funciona a regulamentação da saúde e segurança do trabalho?
No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho é composta e redigida pelo Ministério do Trabalho, que estabelece 37 normas, decretos e leis sobre as Normas Regulamentadoras.
Para que as tarefas sejam realizadas de formas mais organizadas e ter o amparo da lei, o olhar cuidadoso com as ações da Legislação devem ser respeitadas. É importante destacar que as NRs normatizam as atividades da SST e são obrigatórias.
Tais processos determinam como deve ser dimensionado o quadro de funcionários, sanções e possíveis penalidades, em caso de descumprimento da lei.
Como implementar um sistema de gestão na saúde e segurança do trabalho?
Dentre as medidas que as empresas e seus respectivos setores de recursos humanos podem tomar está a contratação de companhias que contam com profissionais da Engenharia de Segurança e Técnicos de Segurança, capacitados a lidar com todas as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
Esses profissionais são responsáveis por realizar uma visita ao ambiente corporativo e gerar uma análise e coleta de dados eficiente para desenvolver ações preventivas contra os riscos de acidentes e de proteção ao trabalhador.
Para que esse gerenciamento dos serviços seja feito de maneira assertiva, é preciso ter um planejamento preparado para atuar e subsidiar a gestão na saúde no trabalho,
considerando os aspectos humanitários e psicossociais.
Conheça a GRS+Núcleo!
A GRS+Núcleo trabalha há mais de 20 anos oferecendo ao mundo corporativo serviços para otimizar condições de trabalho, com a incumbência de oferecer soluções em saúde e programas de prevenção à segurança para colaboradores e empresas.
Para executar o cumprimento da legislação trabalhista no âmbito da Saúde e Segurança no Trabalho, a GRS+ Núcleo promove serviços, profissionais qualificados, ferramentas e recursos que realizem de forma estruturada a elaboração dos seguintes processos:
SESMT – NR 4 (orientação e consultoria para os profissionais que compõem o quadro);
CIPA – NR 5 (eleição convencional e eletrônica, além da condução de todos os processos relacionados);
PPRA – NR 9 (avaliações qualitativas e quantitativas)
Avaliação Ergonômica – NR 17 (check lists, avaliações pontuais por função e geral para toda a organização).
Quer saber mais sobre como investir na saúde e segurança do trabalho? Entre em contato com a GRS+Núcleo e conheça nossos serviços.
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