Muito se fala sobre a importância de cuidar da saúde mental e suas principais doenças – como a ansiedade e depressão no trabalho - principalmente dentro do ambiente corporativo. Essa é uma pauta que está deixando de ser um tabu e vem sendo abordada cada vez mais, para contribuir com a desmistificação deste assunto.
Ainda assim existem diversas vertentes em torno da saúde mental, especialmente sobre como as empresas podem ajudar na prevenção e no combate dessas doenças.
Mas, o que causa a depressão? Quais os sintomas e tratamentos? Para auxiliar empresas e pessoas, preparamos este artigo para aprofundar mais sobre esse tema. Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é depressão?
Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reiterada no Brasil pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), estima-se que 8% das doenças relacionadas à depressão são atribuídas a riscos ocupacionais.
Considerado o mal do século 21, a depressão é uma doença silenciosa e muito incompreendida, inclusive por quem sofre do problema. Em 2020, a OMS também descreveu esse transtorno mental como a doença mais incapacitante do mundo.
A depressão pode levar ao agravamento de quadros de ansiedade, minar completamente a autoestima, amor pela vida, desinteresse social, afastamento do trabalho, tirar a vontade de realizar atividades físicas, entre outras questões.
A cada ano, novos casos de depressão surgem no mundo todo, já se fala sobre uma epidemia que atinge 10% da população mundial. Para identificar essa doença algumas características podem ser notadas:
Alteração no humor;
Transições positivas e negativas entre sentimentos de culpa e baixa autoestima;
Desinteresse em realizar atividades cotidianas, profissionais e sociais;
Perda de prazer;
Crises do sono ou de apetite;
Mudança de peso;
Dificuldade em planejar e organizar atividades diárias;
Falta de concentração;
Indecisão e esquecimento.
Esses são os sintomas mais frequentes da depressão. Se alguém próximo a você, sejam amigos, familiares ou colaboradores, apresentar os sinais mencionados, é fundamental você se mostrar solícito e preocupado para ajudar. Depressão é uma doença altamente destrutiva! Palavras gentis, apoio, ajuda profissional são ações fundamentais para cuidar de quem está passando por essa psicopatologia.
Depressão tem cura?
Apesar dos dados alarmantes, a depressão é um transtorno mental que tem cura e tratamentos eficazes para situações moderadas e graves. Por se tratar de uma anomalia que ainda não foi totalmente elucidada, não existe apenas uma fórmula padrão, e sim, vários métodos de tratamento que podem ser usados para cada caso.
A primeira linha de tratamento é buscar ajuda de profissionais de saúde que podem oferecer tratamentos psicológicos, como: ativação comportamental, terapia cognitivo-comportamental, receitar medicamentos antidepressivos, procedimentos psicossociais ou psicoterapia interpessoal, de acordo com a necessidade de cada paciente.
Existem diversos recursos eficazes para combater a depressão, porém é importante destacar que o tratamento precisa ser feito corretamente para ter um efeito positivo.
Pessoas que são diagnosticadas com doenças psicológicas precisam receber um acompanhamento de profissionais da saúde mental, pois trata-se de um tratamento que precisa ser realizado a médio ou longo prazo. Não existe um tempo pré-definido para tratar essa doença, variando muito conforme a singularidade de cada pessoa.
A depressão no ambiente de trabalho: como lidar?
Tanto para líderes de organizações empresariais, gestores de RH e empreendedores: qual a relação da sua empresa com esse cenário tão delicado da saúde mental? Vocês promovem alguma ação para prevenir e combater a depressão?
Afetando colaboradores, consequentemente vai afetar as empresas.
Além da falta de interesse no trabalho, a depressão, como outras doenças como, ansiedade e Síndrome de Burnout, podem variar conforme gravidade da situação associada ao emprego. Condições de estresse, sobrecarga no ambiente profissional, excesso de pressão, entre outros motivos podem ser o gatilho para manifestar o quadro agravante nas pessoas.
Para otimizar a vida ocupacional dos colaboradores, as empresas têm um papel muito importante para compreender o que ocasionou essa situação dentro do ambiente corporativo, e como colocar em ação programas de assistências para funcionários com depressão.
Alinhar um planejamento com o setor de recursos humanos é uma maneira eficaz de estabelecer uma ação organizacional antenada às questões sobre saúde mental e no desenvolvimento de pessoas. Esta visão pode ser a primeira etapa para construir um plano que inclua oferecer todo suporte para colaboradores com depressão.
Como as empresas podem ajudar?
O desafio inicial para empresas e seus respectivos setores de recursos humanos, é compreender que a depressão é uma doença complexa e que precisa ser combatida e discutida no dia a dia.
Por isso, para possibilitar uma maior percepção no trabalho interno, com o objetivo de melhorar o bem-estar dos colaboradores e ainda contribuir para a redução de custos, muitas empresas estão trabalhando no desenvolvimento de iniciativas corporativas como:
Monitoramento constante do ambiente físico de trabalho;
Ações motivacionais para atividades de capacitação, especialização etc;
Assistência saúde empresarial que ofertam tratamento psicológico e psiquiátrico;
Ações para manter números positivos da qualidade de vida no trabalho;
Avaliação da cultura organizacional;
Estabelecer a prática de autofeedback e feedback;
Respeito com o funcionário que está em tratamento.
Criar ações e estratégias que estimulem a rotina, metas e as atividades que fazem parte do dia a dia dos colaboradores, é uma forma de conceber um clima de integração da equipe. Pequenas dinâmicas, promover palestras, ambientes de lazer, podem ser pontos de desenvolvimento na relação entre empresa e funcionários.
Conheça a GRS+Núcleo
Quer saber mais sobre como melhorar a gestão de saúde da sua empresa e oferecer os melhores cuidados com a sanidade mental para seus colaboradores?
Investir em soluções integradas em saúde empresarial é o ponto de partida para estruturar, equilibrar e monitorar a saúde dos seus colaboradores. A GRS+Núcleo está há mais de 20 anos no mercado, trabalhando para oferecer os principais serviços e soluções para cuidar do bem-estar e saúde das pessoas de forma integrada no âmbito empresarial.
Através de um mapeamento completo no perfil dos colaboradores, a GRS+Núcleo realiza uma gestão integrada entre saúde assistencial e ocupacional, com o objetivo de cuidar do bem-estar físico e mental dos empregados.
Contar com uma gestão de saúde integrada é um processo fundamental para viabilizar uma melhoria na gestão e na economia das empresas.
Entre em contato com a GRS+Núcleo e conheça nossos serviços.
Comments