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7 dicas de como melhorar a sua gestão ambulatorial.

Um ambulatório na empresa é uma forma de melhorar o atendimento aos funcionários e, também, ajuda a reduzir o custo das ocorrências, que tendem a aumentar as mensalidades dos planos de saúde. É uma unidade estratégica de grande valor dentro da política corporativa de saúde.


Hoje, porém, já é possível terceirizar essa área dentro das empresas. Assim, é possível contratar atividades hospitalares relacionadas ao atendimento primário de pacientes dentro da empresa.


Já pensou em investir em atendimento ambulatorial na sua empresa? Neste artigo, você vai entender como essa decisão pode te ajudar!


O que é uma gestão ambulatorial?


Um ambulatório médico dentro da empresa é um dos pontos básicos da estratégia de introduzir a saúde no ambiente corporativo. Sua infraestrutura e equipe de profissionais, por mais simples que sejam, possibilitam a realização prioritária de ações da Atenção Primária à Saúde (APS).


A gestão de um ambulatório nas dependências da empresa consiste em realizar trabalhos médicos para os funcionários em todas as frentes. Envolve a estruturação, implementação e administração de atividades de prevenção, assistência e promoção da saúde, especialmente no ambiente corporativo.


Além disso, representa uma importante ferramenta de assistência médica aos colaboradores que ali estão. Ao mesmo tempo, contribui para melhorar a qualidade de vida, a segurança e a capacidade de responder prontamente às situações desafiadoras que surgem.


Esse tipo de atendimento reduz significativamente os custos médicos, pois muitos problemas podem ser resolvidos sem que o colaborador precise se deslocar a uma clínica fora da empresa. As faltas e afastamentos evitam situações que podem ser resolvidas nas instalações da organização.


Qual a importância da gestão ambulatorial?


Além de reduzir o absenteísmo, a assistência no local de trabalho também ajuda a reduzir o custo das ausências devido a lesões e doenças.


Outro ponto importante é que a manutenção na saúde do funcionário ajuda a diminuir a rotatividade, que é um grande problema. O alto custo de demissões, contratações e a perda de talentos são dois dos principais fatores aqui, que podem ser reduzidos pela gestão ambulatorial.


A empresa prestadora desse serviço disponibiliza uma equipe ambulatorial completa, incluindo clínico geral, especialista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeiro, psicólogo e técnico de enfermagem.


Quais os benefícios da gestão ambulatorial?


Dentre as vantagens da gestão ambulatorial para as empresas, podemos destacar:


● Redução de faltas e ausências (absenteísmo);

● Produtividade aumentada;

● Uso racional de cuidados médicos;

● Fortalecimento da relação entre a empresa e o colaborador;

● Resposta rápida em caso de emergência;

● Atendimento a urgências;

● Assistência laboral e assistencial;

● Serviços mais adequados para grupos de risco.

Além disso, a empresa também conta com uma série de benefícios administrativos, como:


● Inspeção e acompanhamento médico;

● Rapidez na realização de exames médicos;

● Melhor planejamento das ações preventivas;

● Mapeamento da saúde no trabalho;

● Gestão integrada de cuidados ocupacionais;

● Substituição imediata de especialistas sem custo adicional;

● Cobertura de férias, faltas e licenças;

● Monitoramento de atestados e casos individuais dos colaboradores;

● Isenção de processos trabalhistas;

● Relatórios e informações gerenciais de tudo que envolve saúde dentro da empresa.

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